top of page
Buscar

Quais os benefícios dos Escape Games?

Os escape games, jogos de escape ou jogos de fuga, são uma tendência no Brasil. Em um formato dinâmico, que mistura ação, raciocínio lógico e mistério, eles surgiram inspirados nos videogames e tem diversos benefícios, seja relacionado ao lazer ou para o mundo organizacional.

Confira a seguir alguns dos benefícios dos escape games:

1. Melhora as relações interpessoais

Nos escape games os participantes precisam trabalhar juntos para conseguir atingir um objetivo, que é resolver o enigma da sala.

Para que isso ocorra cada um precisa trocar ideias, sugerir alternativas para a resolução dos enigmas e analisar pistas. A comunicação é incentivada e torna-se muito mais fácil descobrir o mistério no tempo estimulado.

Além da colaboração, os jogadores compartilham emoções, afinal a tensão para conseguir vencer o desafio é conjunta e cada vitória é comemorada por todos.

2. Aumento da concentração e do raciocínio

Os participantes têm, em média, uma hora para conseguir vencer um escape game. São objetos escondidos para procurar e desafios a resolver nesse curto espaço de tempo.

A mente começa a trabalhar ao máximo para obter as respostas necessárias e é preciso estar focado em cada detalhe. Se uma peça não for encontrada, o jogo inteiro pode travar.

Isso estimula o raciocínio lógico e condiciona o cérebro a estar 100% envolvido na atividade.

Nesse momento torna-se mais fácil aprender. Então se o gestor de uma empresa quiser fazer um treinamento de vendas com a equipe dentro de escape game, por exemplo, a resposta à atividade será mais alta do que em um formato tradicional.

3. Desenvolvimento da criatividade

Assim como os desafios exigem concentração e raciocínio lógico, eles despertam a criatividade. Muitas vezes, a resposta para um problema não está visível e é preciso fazer o link com outro objeto da sala, por exemplo.

Nesse momento os jogadores saem da zona de conforto e precisam imaginar alternativas para que consigam sair vitoriosos da sala.

Essa abertura a novas ideias é essencial na vida cotidiana, seja no trabalho, na faculdade ou mesmo na escola.

4. Trabalha o autocontrole e as emoções

Os participantes precisam trabalhar contra o relógio para conseguirem finalizar um escape game. Isso por si só gera um pouco de tensão e ansiedade. Soma-se a esses fatores o ambiente de cada cenário: alguns despertam o senso de aventura e outros, o medo.

Por ser um jogo imersivo, todas as emoções afloram com mais intensidade. Sendo assim, os participantes precisam trabalhar tudo aquilo que estão sentindo.

Em primeiro lugar é preciso aprender a ter autocontrole. Todos estão trabalhando sob pressão, mas manter a calma é essencial para resolver as pistas e desvendar o mistério dentro do tempo estipulado.

Dentro do cenário dos escape games também fica mais fácil extravasar as emoções que no cotidiano muitas vezes são reprimidas. É possível expressar frustração por uma charada difícil, alegria pela ajuda de um dos colegas de time e euforia por vencer o desafio.

5. Garante uma sensação de bem-estar

Cada vez que um dos jogadores consegue superar um desafio ou descobrir uma nova pista e isso gera uma sensação de superação e conquista. O cérebro processa endorfinas e ocorre uma sensação de relaxamento e bem-estar.

O formato divertido e fora do comum dos escape games por si só promovem alegria e descontração. Aquele momento é uma maneira de entrar em um mundo novo, sair da realidade e encarar um ambiente onde tudo é possível.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os escape games e viu os benefícios que eles proporcionam, nada melhor do que formar uma equipe e partir para o desafio. A BH Escape tem quatro opções de salas que garantem muita diversão e trabalho em equipe.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page