Gamificação e UX

Mecânicas em excesso podem impactar negativamente uma Gamificação!

“80% das pessoas usam apenas 20% das features de um aplicativo”

Em uma das muitas propagandas do Youtube eu vi isso e percebi que é algo que levamos em conta bastante no design das experiências.

Muitas pessoas pensam em mecânicas grandiosas, complexas e que, na cabeça delas, funcionarão perfeitamente. Esse é o ponto em que a Gamificação encontra o UX para desenvolver um balanço produtivo para os dois lados.

Não adianta eu deixar alguém perdido no meio da experiência com 20 opções de ação.

Não adianta eu colocar apenas uma feature e deixar tudo linear, vai causar desânimo.

O balanceamento dentro da experiência é essencial, onde criamos uma experiência proveitosa e que dê opções para todos desenvolverem seu potencial.

Gamificação não trata apenas de features, mas de entender a experiência do usuário e colocá-lo sempre como o centro de todas as suas criações.

Obs.: Obviamente o 80/20 não é uma regra universal, mas apenas uma lembrança para manter o balanceamento da experiência.

Deixe seu comentario!

Clique e fale conosc
Fale Conosco