Engajamento e a performance

Como sequência do último post sobre engajamento, agora trazemos um estudo que fizemos sobre os principais fatores para a empresa que o engajamento e a falta dele trazem.

Aspectos positivos relacionados a um alto engajamento:

Aumento de receita: Não é novidade para ninguém que um colaborador que se identifique com a empresa e sua cultura trabalha melhor, mas raramente isso é ligado ao aumento direto da receita. Tratar seus colaboradores tem relação direta com o faturamento, pois eles produzem mais.

Produtividade: Dentro do item acima, é uma correlação de alguém confortável e identificado com o próprio serviço. O trabalho fica mais natural e a produtividade aumenta como consequência do seu bem-estar.

Satisfação do cliente: Por mais que um dos mantras da prestação de serviços seja o de não deixar o pessoal afetar no seu tratamento com o cliente, ele afeta, E MUITO, nessa área. Um colaborador engajado tem mais gana e atende de forma mais sincera e afetiva.

Aspectos negativos relacionados à falta de engajamento:

Mais incidentes de trabalho: Já viram o ambiente estressante de uma cozinha e como muitas vezes os cozinheiros de menor escala perdem a cabeça? Isso é diretamente ligado ao tratamento militar e agressivo dentro de um ambiente mentalmente desgastante. Pessoas sob pressão excessiva e se sentindo desconfortáveis tendem a cometer erros com maior frequência e prejudicar seu próprio trabalho.

Turnover: O mais óbvio dessa lista, mas não custa relatar: Pessoas não ficam em locais onde se sentem desconfortáveis por muito tempo. Você pode pagar muito bem, mas se for um ambiente ruim, com uma cultura sem sentido e cargas exorbitantes, o seu turnover vai ser alto e você vai gastar mais com recontratação do que com treinamento e criando um ambiente positivo.

Absentismo: Já viram como alunos buscam vários motivos para poder faltar algumas aulas que consideram “chatas”? É exatamente assim no dia-a-dia de uma empresa. Sem identificação com o próprio trabalho, o colaborador busca mais razões para não comparecer, pois ele não liga de forma geral para o que a empresa é ou pode se tornar.

 

Ou seja, o engajamento é mais do que uma métrica de vaidade, ele pode auxiliar nas métricas de desempenho da sua empresa de forma direta. Crie um ambiente bom para seus colaboradores que eles responderão de forma positiva e entregando resultados!

Deixe seu comentario!

Clique e fale conosc
Fale Conosco