Engajamento – a solução para a baixa produtividade

O engajamento e a performance

 

O engajamento no ambiente de trabalho não serve apenas como uma métrica do bem-estar do colaborador dentro da empresa, mas pode impactar diretamente nos resultados. Em muitas empresas pode parecer que tudo está normal, só que os projetos não evoluem e os resultados apresentam queda.

Esta é uma das maiores preocupações dos gestores, já que a produtividade está totalmente ligada não só o cumprimento das demandas, mas também é o que leva a equipe a atingir metas. De acordo com estudo conduzido pela Gallup, colaboradores mais engajados apresentam resultados até 22% melhores.

 

O engajamento está ligado a diversos fatores, mas elencamos quatro como os principais:

  • Identificação com a cultura da empresa;
  • Tarefas que possibilitem o colaborador mostrar seu serviço de forma eficiente;
  • Ambiente de trabalho positivo;
  • Possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Não existe apenas uma forma de engajar, o ideal é trabalhar em todas as áreas do engajamento e fazer o colaborador sentir-se bem e motivado o tempo todo.

 

Ok, mas como engajar meu colaborador?

 

Dentro de um ambiente de trabalho existem diversas formas para engajar a equipe e transformar o ambiente de trabalho em algo positivo e produtivo. De acordo com estudo também conduzido pela Gallup, os gestores são diretamente responsáveis por 70% da variância no engajamento do colaborador.

Como gestor, o seu papel é analisar o ambiente e entender os pontos fortes e fracos da equipe e trabalhá-los da melhor forma possível. Uma das estratégias que vêm mostrando maior eficácia é a gamificação. Não é necessária uma ação monumental, com gastos gigantescos, mas uma pequena mudança no ambiente por meio da gamificação já pode gerar frutos a curto prazo.

 

A gamificação pode ser uma ferramenta incrível para auxiliar na identificação com a cultura da empresa de forma leve (nada de passar um manual ou 50 vídeos para assistirem!) e dar mais sentido às suas tarefas diárias. Deixe o ambiente mais leve, transforme as metas em pontos, crie personas para cada um, desenvolva missões diárias. Essas são algumas estratégias fáceis de serem implementadas e com resultados positivos a curto prazo.

 

Importante: Antes de qualquer ação, entenda primeiro com quem você está lidando para conseguir moldar a experiência de acordo com a necessidade. Algumas pessoas são mais movidas por metas, outros por competição, outros pela socialização. Estude seu grupo e faça ações de alto impacto para eles.

 

 

Deixe seu comentario!

Clique e fale conosc
Fale Conosco