6 Formas de Desenvolver sua Equipe

Para ter funcionários ativos e engajados com as metas da empresa é preciso desenvolver sua equipe. Algumas ações já dão um retorno mais do que positivo e deixam o time motivado. 

Foi pensando nisso que selecionamos as seis dicas a seguir. Confira cada uma delas e aprenda novas forma de desenvolver sua equipe. 

1. Trabalhe a comunicação 

A comunicação entre setores e funcionários é essencial para o desenvolvimento de qualquer trabalho. Falhas no processo podem gerar desperdício de tempo, brigas, insatisfação e erros no momento da entrega de resultados. 

Sendo assim, organize palestras sobre o tema, dê abertura para que seus funcionários conversem com você e tirem dúvidas sobre um serviço ou mesmo possam expressar algum problema pelo qual estão passando. 

2. Dê vez ao empowerment 

Dar autonomia para que sua equipe tome decisões e inove na resolução de problemas ou no desenvolvimento de algum projeto é o que chamamos de empowerment ou empoderamento. 

Empresas mais rígidas tendem a concentrar todo poder de decisão nos gestores. Os funcionários apenas seguem ordens. Esse tipo de visão administrativa não motiva os colaboradores, pois não instiga eles a pensarem. 

Uma forma de desenvolver sua equipe é dando a ela trabalhos desafiadores e certa autonomia para que proponha soluções novas. Também é interessante que você enquanto gestor peça a opinião do time na hora de tomar alguma de cisão.

Isso tudo faz com que os funcionários se sintam valorizados, demonstra confiança e é uma forma de que todos visualizem claramente como seu trabalho afeta e é importante para a empresa.   

3. Reconheça os bons trabalhos 

Em geral, os gestores apenas reclamam quando os funcionários erram ou têm problemas em alguma atividade, mas esquecem de fazer elogios. Isso faz com que uma conversa com o chefe já gere expectativas negativas. 

Para mudar esse cenário e desenvolver sua equipe passe a elogiar os bons trabalhos. É gratificante para o funcionário perceber que seu esforço foi valorizado e que ele está desempenhando bem seu papel. 

Assim, você pode fazer um elogio individual ou na frente de toda a equipe e até oferecer uma recompensa pelos bons trabalhos. 

4. Ofereça um feedback 

Explicar para os funcionários como está sendo o desempenho deles durante o trabalho e como a função de cada um influencia diretamente o desenvolvimento da empresa é oferecer feedback. 

O feedback não é apenas elogiar ou reclamar do desempenho da equipe, é conversar sobre o porquê de certos pontos estarem saindo errado e entender as dificuldades dos funcionários. 

É ainda trazer um retorno positivo e explicar como o trabalho da equipe ajudou o desempenho da empresa: aumentou a captação de clientes, subiu as vendas ou recebeu mais elogios do público nas redes sociais, por exemplo. 

5. Faça treinamentos 

O treinamento é uma forma tradicional de desenvolver equipes. Ele pode ter vários objetivos, mas todos visam melhorar a performance do funcionário.

Você pode fazer um treinamento de atualização, mostrando novas técnicas de vendas ou ferramentas inovadoras de design, por exemplo. Pode iniciar um treinamento para engajar a equipe nas estratégias de crescimento da empresa ou para explicar a importância do trabalho em grupo. 

6. Crie momentos de lazer e celebração 

Mesmo quando as pessoas gostam do trabalho que fazem, o cotidiano pode gerar estresse e cansaço. Para renovar as energias é interessante criar momento descontraídos e uma opção diferente e divertida são os escape games. 

Os escape games são jogos de fuga inspirados nos videogames e em histórias de suspense. Eles funcionam reunindo um grupo de pessoas em uma sala e para que todos consigam sair precisam usar a inteligência e criatividade na resolução de vários mistérios. 

Esse tipo de atividade, além de ser super divertido ajuda no desenvolvimento pessoal, pois trabalha questões como cooperação, raciocínio lógico, criatividade e concentração. 

Essas foram apenas algumas dicas de como você pode agir para motivar e desenvolver a sua equipe. Os resultados farão com que o ambiente de trabalho se torne mais harmônico e a produtividade e os lucros da empresa aumentem.

Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações relevantes? Então não deixe de assinar a newsletter da BH Escape.

Deixe seu comentario!

Clique e fale conosc
Fale Conosco